Workflow: como encontrar dados suficientes para uma boa gestão de equipe?

Se você já está no mercado de trabalho há pelo menos 15 anos, com certeza já deve ter ouvido falar que colaboradores são como as engrenagens de uma empresa: quando insatisfeitos, fatigados, cansados, basta substituí-los por novos, motivados.

Mas, hoje em dia, a realidade mudou. Nosso conhecimento sobre gestão de empresas aumentou e essa frase foi por água abaixo: foi assim que nasceu o conceito de gestão de pessoas. Para uma boa gestão, precisamos pensar primeiro no que sabemos sobre essa equipe para, então, poder geri-la, em outras palavras, coletar e aferir dados.

Quer saber como encontrar dados para uma boa gestão de pessoas? Então continue a leitura.

Bom, primeiro, precisamos entender o que é a gestão de pessoas. A gestão de pessoas é conhecida como o ‘coração’ de uma organização: Se ela está bem, toda a empresa está. Afinal, é através dessa gestão que as empresas são capazes de entender e organizar da maneira mais eficiente possível os seus colaboradores.

Vamos considerar um exemplo: nos dias de hoje, um colaborador desmotivado já não é mais mandado embora, ele é estimulado a conversar sobre seus receios, medos e expectativas em relação à empresa. Isso se dá uma vez que os colaboradores passam a ser vistos como peças fundamentais para o sucesso da organização, e suas habilidades e experiência são mais valiosas do que o rendimento em um mau momento.

Se este colaborador fosse simplesmente desligado, a empresa não saberia em quais aspectos ela poderia melhorar para manter o resto da equipe contente, inspirada e motivada e, consequentemente, sem localizar suas falhas de gestão.

É neste sentido que a gestão de pessoas e de RH, se torna cada vez mais forte dentro de instituições de médio e grande porte: tornando-as mais conscientes de suas próprias falhas e permitindo a melhora constante para a empresa e para a equipe.

Porém, manter os colaboradores motivados e satisfeitos não é a única forma de fazer gestão de pessoas. Na realidade, a estratégia demanda um planejamento complexo, que envolve toda a organização em busca de capacitação, desenvolvimento e humanização de todos aqueles que fazem parte da empresa.

Como encontrar dados para uma boa gestão de equipe?

Parece complexo, é verdade – palavras como dados e gestão nos remetem a processos extensos e pouco dinâmicos. Mas, na verdade, não é assim. Pensando nisso, separamos alguns tópicos que consistem nos pilares fundamentais para entender a importância da gestão de equipe.

– Motivação

O primeiro pilar é a motivação – sendo este um “combustível” para os demais pilares.

A razão é simples: toda empresa precisa do esforço individual de cada um de seus colaboradores para crescer. E para que haja comprometimento, os colaboradores precisam se sentir motivados.

Para garantir essa motivação, invista em atividades que estimulem a meritocracia (reconhecimento), premiações e principalmente em feedbacks constantes, tudo isso que faz com que o colaborador se sinta motivado a dar o seu melhor pela empresa.

– Trabalho em equipe

Os objetivos da empresa jamais devem ser individualizados – mas, sim, devem favorecer o trabalho em equipe.

Quando os colaboradores notam o quanto suas tarefas são importantes para o ‘bem da empresa’, e, por consequência, para o bem coletivo, é aí que ela passa a funcionar como um organismo saudável.

– Desenvolvimento e Treinamento

Aqui vamos destacar a importância do desenvolvimento e crescimento constante da empresa – já que uma empresa parada acaba estagnando também seus colaboradores e tiram sua perspectiva de crescimento.

E qual é a melhor forma de garantir que uma empresa está em constante crescimento? Alinhando os colaboradores a cultura da empresa – e garantir que eles participem de treinamentos, incentivos e atividades que visem o crescimento pessoal e coletivo.

Perceba quais são os treinamentos que seus colaboradores mais querem ter e faça com que esses processos de treinamentos e desenvolvimentos, sejam contínuos e transmitam a preocupação da empresa de que eles cresçam como pessoas e profissionais.

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