Sociabilização: a chave para melhorar o desempenho dos colaboradores

Não importa o tamanho da sua empresa, a quantidade de colaboradores, renda produzida mensalmente, ela não funciona sem a sintonia da equipe e departamentos alinhados.

Para garantir resultados estáveis e crescentes é preciso que a equipe esteja engajada e de acordo com os valores da instituição. Não existe nenhum crescimento sozinho, a equipe fortalecida caminha junto em busca de melhorias internas e externas.

A grande questão para muitas empresas é: como transformar os indivíduos, com diferentes vivências e personalidades da minha equipe em um time?

Explorar a diversidade e particularidades de cada membro do seu time é necessário. Mas, mais importante ainda é a interação e troca de experiências entre eles. Tudo isso enriquece os colaboradores com novas ideias, torna as tarefas mais colaborativas e o ambiente de trabalho melhor.

A seguir explicamos um pouco mais sobre a sociabilização e o porquê ela traz tantos benefícios para a empresa.

O que é a sociabilização?

A socialização dentro de uma empresa é o processo que permite que os colaboradores se conectem e formem uma verdadeira equipe. É a interação e socialização no ambiente profissional. E tudo isso, sempre valorizando e visando ensinar e reforçar os valores e missão da instituição.

Buscar um time unido e que transpareça os principais objetivos da empresa é um ponto fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Alinhar ideias, compartilhar conhecimentos e experiências faz parte desse processo.

Eventos in company, dinâmicas de equipe, por exemplo, são momentos que facilitam a socialização e bem estar entre os colaboradores.

Como a sociabilização melhora o desempenho dos seus colaboradores?

Quando os colaboradores estão alinhados e integrados, o ambiente de trabalho se torna confortável e pronto para o desenvolvimento de novas ideias e projetos. Além disso, as entregas se tornam mais ágeis e com mais qualidade porque todos os membros da sua equipe estarão agindo como uma unidade.

Os colaboradores só têm a ganhar com a sociabilização. Já que ela melhora os relacionamentos profissionais, possibilita o networking e deixa o momento de trabalho mais agradável, leve e produtivo.

Produzir em equipe e ter um trabalho colaborativo de forma geral, com ideias vindo de todos os lados, com pessoas que se ajudam a todo momento traz segurança e diminui o turnover. Já que muitas pessoas saem dos seus trabalhos muitas vezes por problemas com equipe ou até por sentirem que o trabalho é muito individualizado.

Como melhorar a sociabilização na empresa?

A empresa é a principal responsável por ajudar os colaboradores na socialização. Promover eventos corporativos é o primeiro passo para dar oportunidades aos diversos departamentos de terem contato entre si e  começarem uma relação profissional positiva.

Proporcionar um ambiente de trabalho menos rígido e mais informal também contribui para que essas relações sejam criadas. É importante que os colaboradores se sintam à vontade para estarem em contato com diferentes áreas. Realizar eventos descontraídos como celebrações, happy hours e dinâmicas divertidas também é uma ótima maneira de aproximar a equipe.

No caso de trabalho presencial, vale a pena investir em ambientes que facilitem a sociabilização, refeitório e salas de descanso ou pausas. Já no trabalho remoto os eventos on-line e bons softwares de interação ajudam com a sociabilização.

A Rita RH é uma plataforma que pode contribuir com a socialização primária dos seus colaboradores.  Isso acontece desde a admissão, quando já é apresentado a cultura e valores da instituição.

A admissão é feita de maneira digital, facilitando a vida do RH e otimizando o tempo de treinamento da equipe. O novo colaborador recebe vídeos personalizados que o ajudam a ter uma visão da empresa logo de cara, preparando-o para os próximos passos.

Quer entender mais sobre a RITA RH? Agende uma demo e conheça essas e outras facilidades para a sua empresa.