Como a assinatura eletrônica pode facilitar os processos de RH?

Há mais de um ano tivemos que conhecer e nos adaptar a uma nova forma de trabalho: o home office. Portanto, coisas que antes se encaixavam de forma simples na nossa rotina profissional tiveram que ser repensadas.

No escritório, por exemplo, era normal receber um telefonema do RH pedindo para você ir até a sala assinar algum contrato ou documento importante. Isso era resolvido de forma rápida e sem atrapalhar a rotina. Porém, sem o trabalho presencial, procedimentos simples como estes sofreram adaptações.

Agora o mundo digital dominou o nosso trabalho de ponta a ponta. Apesar de muitos fatores do ambiente presencial fazerem falta, não podemos negar que a digitalização tornou muitos processos mais simples e que serão adotados mesmo se voltarmos 100% para o trabalho presencial.

A assinatura eletrônica é um exemplo disso. Rápida, simples e prática ela veio para ficar e o RH é só alegria e alívio também, né? Vem descobrir mais sobre essa ferramenta!

 O que é e como funciona uma assinatura eletrônica?

A assinatura digital é uma forma de autenticar documentos, de forma segura, utilizando a tecnologia. Através de chaves criptográficas para fazer uma identificação prática e segura em documentos e certificados digitais.

Geralmente o formato utilizado para a assinatura eletrônica é o pdf. Existem algumas opções para quem assina: códigos ou digitalizações.

No caso dos códigos, ambas as partes que vão autenticar o documento combinam acessos que liberam informações on-line. Essas combinações geram informações que quando são somadas servem para identificar a assinatura. É mais simples e prático do que parece.

As plataformas são seguras e a prova de bots, ou seja, não precisa se preocupar com hackers ou contas falsas assinando por você, ou até mesmo roubando os seus dados.

Já as digitalizadas, permitem uma espécie de “cópia” da assinatura feita manualmente. Os softwares oferecem a opção de assinar com o dedo ou com caneta touchscreen (que funciona em telas), ou até mesmo a assinatura pode ser escaneada e colocada no documento.

Quais os benefícios da assinatura eletrônica na sua empresa?

Um dos grandes benefícios da assinatura eletrônica é que ela viabiliza processos burocráticos, mesmo a distância. Ou seja, contratos, documentação permanecem em dia mesmo com o trabalho remoto.

Além de evitar o deslocamento dos funcionários para uma simples assinatura, as plataformas armazenam essas identificações com segurança e em nuvem, para que possam ser acessados de forma prática e organizada, quando necessário. Acabou aquela papelada desnecessária na sala do RH.

Como aplicar a assinatura eletrônica de forma eficiente e segura?

Hoje existem muitos softwares que fazem isso de forma eficiente e 100% digital. A Rita Rh é uma delas.  Por aqui, os funcionários recebem todo o auxílio eletrônico desde a contratação e fazem todo o processo burocrático a distância de maneira segura.

Além da assinatura eletrônica, a Rita RH auxilia na gestão dos colaboradores: com armazenamento em nuvem, contratação de benefícios, emissão de comprovantes, controle de férias e muito mais. Tudo isso com uma única plataforma totalmente on-line.

Segurança e praticidade para o time de RH e todos os funcionários da sua equipe!

Gostou? Agende uma demo e leve muita tecnologia e eficiência para a sua empresa!